Arquiteto

Eduardo Souto de Moura

O arquitecto português Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker 2011
Nascido no Porto, a 25 de Julho de 1952, Eduardo Souto de Moura faz parte do núcleo de profissionais da chamada “Escola do Porto”, ao lado de Fernando Távora e Siza Vieira, tendo-se licenciado em 1980 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Entre 1974 e 1979 colaborou com Álvaro Siza Vieira e tem vindo a leccionar nalgumas das mais conceituadas escolas de arquitectura desde o início dos anos 1980: inicialmente na Faculdade de Arquitectura do Porto e, depois, em Paris-Belleville, Harvard, Dublin, Zurique e Lausanne.

Arquiteto

Francisco Mangado

Francisco Mangado é um arquiteto espanhol nascido em Navarra em 1957. Estudou e, a partir de 1982, foi também professor na Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra. Foi ainda professor convidado em Harvard, Yale e Lausanne. Em junho de 2008, foi um dos fundadores da Fundação Arquitetura e Sociedade, organização que facilita a interação entre a arquitetura e áreas como a filosofia e a economia. Além da atividade académica e da integração na fundação, possui um estúdio de arquitetura em Pamplona.

Arquiteto

José Manuel Carvalho Araújo

A série CA1, da empresa portuguesa Torneiras Roriz, S.A., evidencia-se pelo design e qualidade e orgulha-se do seu caráter nacional. O arquiteto José Manuel Carvalho Araújo focou-se, como já faz parte do seu modus operandi, no essencial, e em criar um produto capaz de solucionar problemas de forma prática e eficiente. Simples, mas pouco vulgar; fácil, mas inteligente.
Sem exageros ou distrações, os produtos respondem objetivamente às exigências do cliente, seja adaptando-se à arquitetura de um espaço, seja transformando-se através do recurso a outros materiais. Mantendo a excelência, as hipóteses de novas concepções são inesgotáveis.